O manifesto das intenções
Esboçado em 2019 por mim, Julian de Sousa, e pela Thayná Vieira, O FUZUÊ nasceu pra ser um blogue experimental de jornalismo cultural. Mais tarde, a cultura se expandiu e deu espaço à literatura: o experimento passou a ser com jornalismo literário.
Pra isso, o espaço não pode ser restrito: se está aí, é pra ser usado! Alunos de jornalismo de qualquer campus da Unemat podem mandar seus textos jornalísticos e literários pro blogue! Pros alunos de quaisquer outros cursos de quaisquer campi, a regra é a mesma, salvo que com textos literários.
É só mandar um arquivo editável (.doc, .docx ou .odt) com o texto nesse e-mail aqui:
Os gêneros aceitos são notícia, reportagem, entrevista, poema, conto, crônica (fictícia ou jornalística), artigo, resenha literária e crítica de cinema/streaming. Pra esse último gênero, inclusive, temos uma aba específica para postagens: o CINEMAT.
No caso dos estudantes de jornalismo, o texto submetido pode ser inédito, escrito especificamente pro blogue, como também pode ser alguma atividade feita em sala. Se um professor te pediu uma entrevista, reportagem ou relato, você pode e deve mandá-la pra gente te publicar aqui também!
Claro que, pra submeter ao blogue, seu texto tem que respeitar uma única regra: ele não pode, de maneira alguma, difamar ou incitar violência contra grupos ou pessoa específica da Unemat, incluindo seus profissionais. Se você tem treta com alunos de turma ou birra com algum professor ou técnico, faça você um blogue e publique seu rancor por lá. De resto, ficam o livre arbítrio e o bom senso no comando.
No mais, interprete O FUZUÊ como uma possibilidade de treinar a sua redação jornalística e/ou literária, assim como também expô-la à comunidade em torno do curso de jornalismo e da Unemat. Também é proposta do blogue ser um grande acervo digital de material produzido pelos acadêmicos, assim como uma vitrine interna para divulgar os feitos desses acadêmicos. Vale lembrar que, além do blogue, há um perfil no Soundcloud e um canal no YouTube (clicáveis abaixo) com essa mesma finalidade: arquivar materiais de mídia sonora e mídia audiovisual produzidos por você para o curso de jornalismo.
Julian de Sousa
Redator do blogue e outras cositas...
Jornalismo e literatura são irmãos gêmeos que nasceram muito diferentes e que, hoje, são mais parecidos do que nunca."
Zuenir Ventura, jornalista brasileiro
"