top of page

Alunos da Unemat vencem Prêmio Sebrae de Jornalismo com reportagem sobre Aldeia Formoso

Escrita para a disciplina de Jornalismo Digital, do curso de Jornalismo, reportagem explorou o etnoturismo e agora segue para disputa regional da premiação.
Acadêmicos de jornalismo da Unemat recebem prêmio por reportagem multimidiática sobre Aldeia Formoso. Foto: Divulgação/SEBRAE. #ParaTodosVerem: fotografia mostrando sete pessoas sorridentes sobre o palco na entrega do prêmio para a categoria Jornalismo Universitário. Quatro dessas sete pessoas são os estudantes Arlânio Freitas, Julia Ribeiro, Maria Heloisa Oliveira e Ryan Chagas.

Acadêmicos do curso de jornalismo da Unemat campus de Tangará da Serra venceram, na noite desta terça-feira (24), a etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A cerimônia de premiação aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). A reportagem multimidiática Turismo de saberes: conhecendo a cultura do outro como forma de lazer concorria na categoria especial Jornalismo Universitário, criada nesta edição.

Sob orientação da profª Me. Amanda Noleto, o texto foi escrito para a disciplina de Jornalismo Digital, no semestre 2023/2. No total, sete acadêmicos se envolveram na sua confecção. Foram eles Arlânio Freitas da Silva, Jadielly Pinheiro dos Santos, Julia Ribeiro Bezerra, Lescar Victor Artioli, Maria Heloisa Soares de Oliveira, Noé Kevelen Massaroli e Ryan Chagas da Cruz.

Estudante da 6ª fase do curso e um dos autores da reportagem premiada, Ryan conta que o que o motivou a inscrevê-la no prêmio foi a oportunidade que teria de mostrar para o estado a cultura do povo Paresí, residente da Aldeia do Rio Formoso, distante cerca de 80 km de Tangará da Serra. Para ele e os colegas, a torcida valeu a pena. "Quando a gente escutou o nome da nossa reportagem, que tinha ganhado o primeiro lugar, foi uma coisa assim, tipo, sensacional", descreve.

Julia, que cursa a 8ª fase do curso, conta que os colegas se envolveram em mais de uma função para que a reportagem fosse finalizada. "Ela foi uma produção muito conjunta", revela. Lescar, da 6ª fase, disse que a reportagem foi a última atividade avaliativa da disciplina naquele semestre. Ele, que foi o responsável pela diagramação do texto dentro deste blogue, disse que a exigência da professora é que a reportagem atendesse a critérios de multimidialidade. "Foi por isso que a gente fez nO Fuzuê, para ter o hiperlink, os vídeos, áudios, como podcast, um espaço pra fotografias, um infográfico animado", destaca.

Estiveram presentes na cerimônia para receber o prêmio Ryan, Julia, Maria Heloísa e Arlanio. Agora, a reportagem segue para a etapa regional da premiação que avalia os vencedores da região Centro-Oeste. Se for classificada, seguirá ainda para a nacional que deve acontecer em novembro deste ano. "O coração está a mil e eu espero que a gente consiga levar o nome da Unemat mais pra frente", finaliza Ryan.

 

Julian de Sousa é acadêmico da 7ª fase do curso de Jornalismo na Unemat tangaraense.

170 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
há 2 dias
Rated 5 out of 5 stars.

Imensamente feliz com essa notícia. E, mais uma vez, maravilhada com a potência do O Fuzuê! Vida longa ao blog e mais sucesso a todos vocês que orgulham o curso e a Unemat. Parabéns! 🤍

Like
bottom of page