Gerente de Jornalismo da Approach Comunicação apresenta neste sábado, 16, práticas e habilidades necessárias para ser assessor de imprensa nos dias de hoje.
Já parou para pensar o quanto os avanços tecnológicos transformaram a maneira como nos comunicamos? A comunicação está se tornando cada vez mais acessível, logo, as profissões da área são diretamente impactadas. Com a assessoria de imprensa não é diferente e recursos tecnológicos são essenciais na hora de divulgar produtos ou serviços de uma empresa. Portanto, é preciso se atentar às novas formas de praticar a profissão.
É com base nessa realidade que o ABC do Pantanal, projeto vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), vai realizar um encontro para debater as transformações na profissão de assessor de imprensa. Especialmente, diante do cenário de democratização dos meios de produção e divulgação de conteúdo – como o acesso facilitado às câmeras e a possibilidade de publicar vídeos, fotos e textos em canais próprios nas redes sociais.
O evento contará com a participação da jornalista Vanessa Rodrigues que vai apresentar a palestra Assessoria de imprensa na era da influência: a realidade da profissão no século XXI e conversar com o público sobre sua experiência profissional.
Vanessa é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com mais de 20 anos de experiência em assessoria de imprensa. Já atuou em diversas áreas, como beleza, turismo, cultura, gastronomia, entre outras. Em 2012, entrou para a equipe da Approach Comunicação, que conta com o Prêmio LatAm SABRE 2023 de melhor agência do ano. Na Approach, teve a oportunidade de passar por diferentes núcleos e, como parte da equipe de eventos da empresa, trabalhou na assessoria de festivais como o Rock in Rio, The Town, CCXP e Presença Festival.
Vanessa acredita na criatividade das pessoas e estimula isso em seus atendimentos. Segundo ela, essa é a principal característica para se tornar um bom assessor. Além disso, é necessário apurar muito bem os fatos e apresentar textos com todas as informações possíveis. Algo que, conforme a assessora, é possível se ler muito e estiver sempre atento aos assuntos que podem virar pautas.
A palestra será no dia 16 de dezembro, às 14h, via Google Meet. As inscrições são gratuitas, abertas à comunidade e estão disponíveis no SIGEventos. O evento terá certificação de 4h.
Maria Heloisa Oliveira é acadêmica da quinta fase de Jornalismo na Unemat tangaraense.
Para mais conteúdo jornalístico e literário, assine a newsletter com o seu e-mail acadêmico, ou siga o canal do Fuzuê no WhatsApp.
Opmerkingen