top of page

Curso "Os outros no jornalismo" encerra último encontro no Bosque Municipal

O último encontro do curso de extensão Os outros no jornalismo: como noticiar na perspectiva cidadã? aconteceu neste sábado (17), no bosque municipal Ilto Ferreira Coltinho. Promovido por professores de jornalismo da Unemat de Tangará da Serra, o curso apresentou o decolonialismo aos alunos, e debateu nos seus cinco encontros práticas jornalísticas para viabilizar grupos invisibilizados na grande mídia.


Com começo marcado para as 14h30 no espaço para piqueniques, a proposta de atividade ao ar livre bastou para tirar os alunos de casa. Para Lilian Martins, uma das professoras por trás da organização, o fechamento do curso foi uma oportunidade de sair da sala de aula. "A gente fez uma vivência de ioga e, depois, uma oficina de ecobags com a ilustração que representa o curso, a América Latina de ponta cabeça, sugerindo esse novo olhar."


Fotos: Luciano Sousa/ASCOM-JOR Unemat.


Além da prática de ioga, o artista plástico Fábio da Silva finalizou o dia ministrando a oficina de confecção das ecobags. O desenho trabalhado foi a clássica América invertida do pintor uruguaio Joaquín Torres García, um símbolo decolonial. A oficina foi um pedido dos participantes e, para isso, os organizadores conseguiram levantar os materiais necessários através da contribuição dos próprios professores envolvidos.


Os certificados, segundo a organização, estarão disponíveis em até 30 dias para quem assistiu a, pelo menos, 75% do curso. Com saldo positivo, Lilian reflete que a sua grande contribuição para os futuros jornalistas da Unemat foi promover trocas e vivências entre participantes e palestrantes nos encontros. "Eu penso que os participantes vão sair dessa experiência com um outro olhar sobre como cobrir pautas indígenas, raciais e de gênero, que foram os nossos principais focos", finaliza.

 

Julian de Sousa é acadêmico da 5ª fase de jornalismo na Unemat tangaraense.

124 visualizações0 comentário

Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
bottom of page