top of page

Unemat: curso de jornalismo promove calourada a céu aberto; assessora da Câmara é convidada

Atualizado: 29 de ago. de 2023

Larissa Grella falou para cerca de 70 pessoas que compareceram à calourada.

 
Alunos e professores fazem roda no gramado para calourada. Foto: Iuri B. Gomes.

A recepção acadêmica para os calouros do curso de jornalismo da Unemat – Campus Tangará da Serra foi realizada na última sexta-feira (25) no gramado junto ao Bloco F, dedicado ao curso. Cerca de 70 pessoas, entre professores e alunos, se dispuseram numa grande roda para assistir aos números culturais e ouvir a principal convidada da noite, a jornalista Larissa Grella.


Assumindo a palavra, Larissa reviveu a trajetória acadêmica e profissional, antes de dar espaço à rodada de perguntas. Formada em Jornalismo pela Faculdade Maringá (Maringá, PR), em 2014, começou a carreira na TV como repórter e, hoje, é assessora de comunicação e imprensa na Câmara Municipal de Vereadores de Tangará da Serra. “Convido os acadêmicos que colaborem para a profissionalização do jornalista em Mato Grosso, tenham orgulho desta profissão que não requer formação para ser exercida, embora necessite de profissionais qualificados para mudar a opinião pública que confunde sensacionalismo com jornalismo”, comenta.


A assessora da Câmara Municipal, Larissa Grella, fala aos acadêmicos. Foto: Iuri B. Gomes.

Provocada sobre a recente campanha da Fenaj que pede a volta da exigência de diploma para o exercício da profissão, Larissa é assertiva: “Dizer que [você] é jornalista por formação a certo ponto dá notoriedade, valoriza o sujeito em sociedade. Jornalista é reconhecido como intelectual.” E ainda reforça aos alunos indecisos com o curso a necessidade de perseverar. “Na dúvida, permaneçam, concluam o curso. Conhecimento nunca é demais, ainda mais se avaliarmos profundamente que todas as demais áreas dependem de uma boa comunicação”, finaliza.


Iniciada por volta das 19h20, a abertura e o encerramento da recepção foram dedicadas a manifestações culturais. Duas apresentações de música feitas pelos acadêmicos Tânia Araújo e Pedro Santos, ambos da 3ª fase, abriram a noite e, mais tarde, outras duas viriam fechá-la: a acadêmica Jaíne Santana (também responsável pelo cerimonial) cantou Maria Maria, de Milton Nascimento, e Jadiely Pinheiro apresentou um número de stand-up escrito por ela própria.


Esta também foi a primeira vez no curso que a “calourada” foi pensada para acontecer em ambiente externo, fora da sala de aula ou do auditório do campus. Para o professor Gibran Lachowski, coordenador do curso, foi uma maneira de “sair do quadrado.”



Filmagem aérea: Lescar Artioli.

 

Julian de Sousa é acadêmico da 5ª fase de jornalismo da Unemat tangaraense.

122 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page