top of page

Unemat: profissionais da imprensa tangaraense recepcionam calouros de jornalismo

Atualizado: 28 de ago. de 2023

O acalouramento para os novos acadêmicos de jornalismo do período 2023/1 foi realizado na última sexta-feira (24), no auditório João Francisco Sanches, da ACITS de Tangará da Serra. Com uma plateia de cerca de 70 pessoas, entre calouros, veteranos e convidados especiais, o evento organizado pela coordenação do curso tinha o objetivo de apresentar o seu corpo docente e tirar as principais dúvidas a respeito do jornalismo enquanto profissão.

Professores de jornalismo se apresentam aos calouros. Foto: Diones Krinski

Depois da apresentação dos professores, que aconteceu ainda nos primeiros minutos, as professoras Amanda Noleto e Eveline Teixeira se uniram para explicar a ementa do curso, dando ênfase no fluxograma das disciplinas.


Então, sob os aplausos dos presentes, Daniela Santos, repórter e editora da TV Centro América em Tangará da Serra por 17 anos, e Sérgio Roberto Reichert, jornalista, radialista e editor do site Enfoque Business, foram convidados ao ponto alto da noite: falar das próprias experiências no jornalismo.


Em tom informalíssimo, a dupla se revezou contando episódios importantes de sua própria trajetória. Para a grande maioria dos acadêmicos ali presentes, sobretudo os próprios calouros — para quem a recepção foi dedicada —, jovens ainda por decidir o que de fato querem ou onde pretendem atuar no campo vasto da comunicação, ouvir de quem viveu (e vive) a notícia é um incentivo esclarecedor e importantíssimo.

Daniela e Sergio Roberto revivem episódios da carreira. Foto: Julian de Sousa

Em seguida, mais três convidados foram chamados à mesa: Anthonielli Oldemburg, Jorge Félix e Carol Lynch, todos da TV Centro América. A primeira é repórter; o segundo, editor de imagem; a terceira, apresentadora do principal programa local da emissora, o MTTV. Sendo os três formados pela Unemat — Anthonielli e Jorge, egressos da primeira turma do campus tangaraense —, suas falas refletiram sobre as dificuldades do processo de formação e iniciação na carreira jornalística.


Nas duas rodadas, os presentes puderam dirigir perguntas aos convidados, tirando dúvidas específicas e corroborando para o enriquecimento das suas participações.

Jorge, Anthonielli e Carol recebem perguntas dos acadêmicos. Foto: Julian de Sousa

Sendo essa a primeira vez que foi realizada na cidade, mais perto dos alunos, a recepção acadêmica idealizada pela professora e coordenadora do curso, Ana Andruchak — também intermediadora do evento — foi um acerto sem precedentes. Trazer egressos de sucesso e profissionais de longa carreira para recepcionarem os calouros foi o diferencial que permitiu, com toda certeza, que muitos acadêmicos começassem a rascunhar, ali mesmo, o projeto das suas carreiras e caminhos a serem trilhados.

Participantes da recepção acadêmica do curso de jornalismo. Foto: Cristiano Teixeira

Precisamos lembrar ainda das participações mais modestas, mas não menos importantes, como a da secretária do curso, Seilma Matos, que foi chamada ao microfone para falar a respeito do funcionamento das matrículas no SIGAA, ou mesmo do Lescar Artiolli, acadêmico da 4ª fase do curso e, também, editor de imagem da TV Centro América, que gerenciou voluntariamente toda a sonoplastia nas cerca de 3 horas de evento.


A noite da recepção terminou com a apresentação musical arrepiante do Jorge, que deixou a mesa ainda sob os aplausos da plateia para assumir o violão como coadjuvante da voz.

 

Julian de Sousa é acadêmico da 5ª fase de jornalismo da Unemat tangaraense.

150 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Mar 28, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Muito boom

Like
bottom of page