top of page

A importância da agricultura para pequenos produtores

A Agricultura Familiar em Tangará da Serra mobiliza não apenas a cultura campesina, mas uma distribuição equilibrada e diversificada de renda.
 

Créditos das imagens: Samuel Vasconcelos, Natany Dourado.

A agricultura familiar é um sistema em que pequenos produtores conduzem atividades agrícolas, contando com a colaboração de familiares ou alguns funcionários. Sua importância abrange a luta contra a fome e a pobreza, a preservação ambiental e o estímulo ao desenvolvimento sustentável. Com mais de 500 milhões de propriedades em todo o mundo, a legislação brasileira estipula critérios como a predominância da mão de obra familiar, a gestão do negócio com participação da família, a obtenção de no mínimo 50% da renda familiar proveniente da atividade rural e a restrições da propriedade a quatro módulos fiscais. A produção sustentável, equilibrada e diversificada, gera alimentos de qualidade para a população. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) até janeiro de 2019, o Brasil contava com mais de 5,1 milhões de estabelecimentos familiares rurais.

A receita desse setor representava 33% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário e abrangia 74% da mão de obra empregada no campo. Odão e Terezinha, proprietários de uma chácara citadina, é um desses exemplos de agricultura familiar em ascensão. Odão possui uma chácara no bairro Tarumã. Na área própria, Odão iniciou com o plantio de hortaliças e frutas, que passou a ser a principal fonte de renda da família. Em sua propriedade, a família não utilizava recursos tecnológicos, sendo necessária a mão de obra para colheita e plantio. Dona Teresinha, esposa de seu Odão, relatou que foi um processo, pois, “eu não me acostumei na cidade, aí viemos aqui pra chácara e começamos a plantar, uma hortinha, ele tinha um caminhão e nós fazia frete, daí ele vendeu o caminhão, e nós ficamos só aqui.” O casal, no início, plantava alfaces, mandiocas, milhos e frutas. E, comercializavam dentro do próprio bairro Tarumã, nas redondezas, em uma bicicleta que é guardada há 23 anos na propriedade com muito carinho. Seu Odão relembra os momentos de dificuldade por quais passou quando vendia de porta em porta, na sua bicicleta, mas, hoje, olhando para trás, percebe que todo o esforço valeu a pena.

História de vida: Odão e Terezinha.

A agricultura familiar em Tangará da Serra desempenha um papel crucial na economia local, fornecendo alimentos e sustento para muitas famílias. Contribuindo para a segurança alimentar local, ao passo que fortalece as residências dos agricultores diante da flutuação do mercado. O apoio governamental, bem como parcerias locais, desempenham um papel vital no fortalecimento da agricultura familiar na cidade. Programas de capacitação, acesso à crédito e tecnologias agrícolas têm ajudado nesse processo. Devido a idade e problemas de saúde, atualmente, depois de longos 23 anos de muito trabalho árduo, seu Odão e dona Teresinha não dependem da comercialização dos alimentos. Nesse sentido, toda a produção existente é para consumo próprio, e, agora que ambos se aposentaram, o casal arrenda parte de seu terreno para outra família cultivar alimentos e manter a mesma cultura.

O município tem a agricultura familiar bem presente na mesa das famílias tangaraenses, com duas grandes feiras municipais, onde os pequenos produtores comercializam os seus produtos. A primeira, localizada na rua 26, e, a segunda, por sua vez, localizada no bairro Vila Alta. Por ser expressivo o número de feirantes tanto nessas duas feiras, quanto nos bairros da cidade, em 2023 a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), junto a Empaer e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), organizaram a quarta edição da Feaftur - Feira Estadual da Agricultura Familiar, que ocorreu entre os dias 07 e 11 de setembro, na Exposerra 2023, um grande evento voltado para a população, com a participação de 50 expositores com produtos da agricultura familiar, tais como: agroindústrias, artesanato (rural e indígena), exposição de flores, dentre outros.

O secretário municipal, Rogério Rio, destacou que “é uma oportunidade para os produtores da nossa região se divulgarem e divulgar também o potencial do nosso Município para todo o Estado. Nossos produtores mostrando a grandiosidade e a diversidade da agricultura familiar no nosso Município”, explicou Rogério. E, a expectativa, tanto dos produtores quanto dos tangaraenses, é a de que a agricultura familiar continue em expansão.

 

Reportagem produzida pelos acadêmicos Ingrid Magalhães, Jaíne Santana, Natany Dourado e Samuel Vasconcelos para a disciplina Jornalismo Digital do Curso de Jornalismo da Unemat - campus Tangará da Serra.

121 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page