Ação acontece desde 2021 e conta com cerca de 10 equipes da cidade; última edição arrecadou mais de 450 quilos de alimentos.
Jogar futebol e arrecadar alimentos, dinheiro, roupas e sapatos para doação — este é o objetivo do projeto Futsal Feminino Solidário, que reúne, desde 2021, cerca de 10 equipes da modalidade em Tangará da Serra-MT. A doação, além de ajudar as jogadoras das equipes, é distribuída ainda à população carente, principalmente dos bairros mais periféricos.
Os jogos acontecem uma vez ao mês em bairros diferentes da cidade. Na última edição, ocorrida no dia 29 de agosto, na escola Pedro Alberto Tayano, na Vila Esmeralda, foram arrecadados 450 quilos de alimentos,além de cobertores, toalhas, produtos de limpeza e R$ 980,00 em dinheiro. A arrecadação foi em prol da jogadora Maria Eduarda, do time Clandestinas, que perdeu seus bens em um incêndio em sua casa, ocorrido no mês de agosto.
Apesar do futsal feminino ainda ser uma modalidade pouco vista na cidade, o projeto solidário utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social e empoderamento feminino a fim de ajudar a popularizar o futsal entre as mulheres e promover a igualdade e solidariedade dentro do esporte.
Maikelly da Silva Candido (29), é goleira e capitã do time Clandestinas FC, além de ter organizado esta edição. Ela conta que a iniciativa do projeto começou após ver que algumas pessoas necessitavam de ajuda, então veio a ideia de reunir as jogadoras de futsal para embarcar juntas nessa ação. “A princípio a distribuição desses produtos era no projeto os Sementinhas. Mas como essa ação foi crescendo, decidimos criar o projeto Futsal Feminino Solitário, no Instagram, que atualmente conta com 1.103 seguidores com objetivo de divulgar e dar visibilidade para esse projeto”, explica.
Para Renata da Silva (29), ala e fixo do time Elite Futsal, participar do projeto, em seu ponto de vista, foi “juntar o útil ao agradável, pois além de fazer algo que gosta, temos ainda o prazer de ajudar quem precisa”.
O próximo evento de futsal beneficente acontece no início de outubro em comemoração ao dia das crianças. A intenção é arrecadar brinquedos em prol das crianças da Vila Esmeralda.
Isla Martins e Geisiane Fabíola são acadêmicas da 7ª fase do curso de jornalismo na Unemat tangaraense.
Orgulhosa em fazer parte desse movimento de solidariedade!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 show