top of page

Naufrágio: navegando pela produção do audiodocumentário vencedor do Expocom 2024

Acadêmicos de jornalismo da Unemat recordam os bastidores de produção do “Naufrágio”, documentário que aborda saúde mental na universidade.
 

Hipnotizados já nas aulas de mídia sonora, quatro acadêmicos de jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra foram abraçados pelo rádio. No último dia 07 de junho, perto das 19h, Isabelli Pinheiro, Itânia Macedo, Victor Hugo Moreira e Rian Bispo foram coroados campeões de sua categoria na etapa regional do maior congresso de comunicação do país, o Intercom Centro-Oeste, realizado no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Trouxeram consigo o prêmio e algumas experiências na bagagem. É sobre isso que conversamos.

O quinteto após vitória no Expocom junto da orientadora. Da esquerda para a direita: Rian, Itânia, Roscéli, Isabelli e Victor Hugo. Foto: Lilian Juliana Martins. #ParaTodosVerem: foto colorida com cinco pessoas sorridentes segurando o troféu do Expocom. Quatro dessas cinco pessoas são acadêmicos de jornalismo e, uma, é professora do curso. O prêmio que seguram é feito de argila e tem um formato que lembra tanto a logomarca do evento quanto uma nota musical.

Para contar essa história, voltaremos alguns meses antes, no semestre 2023/2, onde tudo começou. Foi durante as aulas de Laboratório de Mídia Sonora, ministrada pela professora Roscéli Kochhann, que a oportunidade de criar um produto de mídia sonora surgiu. Naquele momento, Rian Bispo já tinha uma ideia guardada. “Eu já queria falar sobre saúde mental, mas, a princípio, a ideia é que seria um podcast”, ele conta.

O momento para falar sobre um assunto encolhido entre as urgências universitárias foi bastante oportuno, visto que a psicóloga do campus havia saído e, em meio aos desafios da vida acadêmica e pessoal, os alunos estavam desamparados pela coordenação pedagógica e sem nenhuma perspectiva de melhora. Foi assim que os quatro alunos — e, antes disso, amigos — começaram a traçar as metas e planejar os episódios do podcast que seria feito tanto para a disciplina quanto para o projeto de extensão Estúdio Unemat. A princípio, sem nome, foi numa conversa que a sugestão de um audiodocumentário foi considerada.

“No início, fiquei com muito medo. Parecia que ia ser algo grande, muito difícil e precisaria de muita qualidade técnica. Achei que não seria capaz”, relatou Isabelli Pinheiro. Assim começou a primeira etapa dos 3 meses de produção. O podcast que seria dividido em temas se fundiu em um projeto único, uma abordagem direta. Ganhou uma paisagem sonora, um nome, um norte e, mais tarde, um prêmio.

Antes de falar sobre o Naufrágio: navegando pela saúde mental da universidade, conheçamos um pouquinho de cada um dos autores. Rian Bispo (20) é paulista de Itaquaquecetuba e veio para Tangará para cursar jornalismo após ter a primeira opção de curso vetada pela família — turismo. Já Isabelli Pinheiro (20) é sulista de Cruz Alta e apaixonada por animais. A potiguar Itânia Macedo (20) já tinha Tangará como lar e desistiu de cursar farmácia para seguir seu sonho na comunicação. Victor Hugo Moreira (20) é o único mato-grossense do grupo, natural de Aripuanã.

Você já se afogou? Já sentiu um nó na garganta ou foi impedido de respirar? Pensando nessa aflição, nessa necessidade de retornar à superfície e pedido de socorro que Victor Hugo se inspirou para nomear o projeto. Naufrágio. Navegando no mundo dos pensamentos, sentimentos, agonias, descobertas, acontecimentos e por aí vai. O som de mar de fundo faz os pensamentos submergirem a ponto dos ouvintes se sentirem parte da produção, se identificando com os relatos de maneira que eles entendam que não estão sozinhos e que — sobretudo — tem mais alguém passando pelo mesma situação mais perto que se imagina.


A ferramenta Google Forms foi usada no processo de pesquisas no campus e coleta de depoimentos dos alunos. A escolha estética do grupo foi dramatizar alguns desses depoimentos deixando seus autores resguardados, a fim de preservar suas identidades. Os entrevistadores buscaram deixar o produto final com qualidade e responsabilidade, visando inclusive educar sobre o assunto. A visita ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Tangará da Serra fez o contato com a comunidade ser ainda maior, sobretudo os tangaraenses que ali frequentam, sem deixar de lado os profissionais.

O processo criativo em torno do Naufrágio provou que o trabalho em grupo pode ser extremamente efetivo, e que a união faz a força. Todos os integrantes se cobriram em imprevistos e nenhum se reservou a apenas uma função. “Não seria a mesma coisa ganhar esse prêmio sem eles”, Itânia declarou sobre os amigos.

Em julho de 2024, ocorreu a etapa regional do Intercom Centro-Oeste. Reunindo estudantes, pesquisadores e profissionais de comunicação do mercado, a dinâmica do congresso é a discussão de produções acadêmicas e científicas. Naufrágio concorreu com 3 outros trabalhos na categoria “Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio”, levando a melhor em Goiânia. Agora, o quarteto de amigos segue na disputa na etapa nacional do evento, que ocorrerá em setembro.

Momento em que o audiodocumetário “Naufrágio” vence a categoria em que concorria e os seus autores sobem ao palco para receber o troféu. Vídeo: reprodução Instagram. #ParaTodosVerem: vídeo filmado da plateia, no formato vertical. Nele, vemos o telão distante no palco e ouvimos a lista das universidades concorrentes na categoria “Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio”. Em seguida, “Naufrágio”, da Unemat, é anunciado vencedor, o público grita e aplaude enquanto os autores — Rian, Itânia, Victor Hugo e Isabelli, nesta ordem — sobem ao palco.

 

Reportagem de Maria Tereza Cunha, acadêmica da 5ª fase de jornalismo na Unemat tangaraense. Edição de texto e legendas de Julian de Sousa, acadêmico da 6ª de jornalismo na mesma instituição e campus.

Para mais conteúdo jornalístico e literário, assine a newsletter com o seu e-mail acadêmico, ou siga o canal do Fuzuê no WhatsApp.

24 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page