top of page

Minamata: white savior ianque salva o dia de novo

Atualizado: 5 de mar. de 2023

A bem da verdade, o filme é esplêndido apesar do título (desta resenha).


Na abertura, lembra a gente que tudo ali é baseado em fatos. Toda a encenação, uma compressão e comercialização da verdade. Não sei se por isso — possivelmente não, mas também não sei bem o porquê — não consegui largar a história. Assisti de um gole só hipnotizado pela seriedade da fotografia. Aliás, foi ali que conheci de quebra o excelente fotojornalista que encabeçou a trama, Eugene Smith, interpretado pelo Johnny Depp. Para a minha bagagem referencial acadêmica, foi um prazer tê-lo conhecido, e justo no caso que projetou o seu nome na História.


Passada uma introdução, para mim, pouco interessante — o Eugene retratado nesses minutos iniciais tem um desânimo, uma despretenção de vida, uma inclinação para bebida e garotas que me fez pensar um instante se ele era inspirado naquele personagem chatíssimo do Bukowski —, o filme se decide e se arrasta positivamente mais pelo cenário, que é o que interessa, que pela vaga mente do protagonista. O spoiler é que, com o tempo, ele se torna um pouco mais interessante.


Esbarrando naquele tesão hollywoodiano de que se o mundo precisa de um herói, esse herói vai ser americano, branco e preferencialmente macho, o filme foca no nosso jornalista ianque indo para o Japão meter o bedelho na tramóia de um poderoso executivo local que vem experimentando enricar enquanto mata o povo ao seu entorno. O caso, já disse, é real e o ianque americano não só foi meter o bedelho como o resolveu. Ah, o poder da imprensa naqueles tempos... Peituda, debochada, pura audácia. Até merecia o título de 4° poder. Hoje, ou ela termina muda com o bolso cheio de dinheiro, ou muda com a boca cheia de formiga. Que seja. O filme é permeado de ótimas atuações, excelente maquiagem e termina com a impressionante encenação da fotografia mais famosa do cinebiografado: Tomoko in her bath, abaixo.



Esplêndido. Digo que esse filme não faz firula pra arrancar a sensibilidade da gente. Indico demais — pra estudantes de jornalismo e entusiastas da fotografia, sobretudo.

 

Julian de Sousa é acadêmico da 5ª fase de jornalismo na Unemat tangaraense.

 

Título Original: Minamata Direção: Andrew Levitas Elenco: Bill Nighy, Hiroyuki Sanada, Johnny Depp

Gênero: Drama Ano de lançamento: 2021 País: Reino Unido


Sinopse:

Um fotógrafo da linha de frente da Segunda Guerra Mundial volta ao Japão para revelar ao mundo a realidade dos moradores de Minamata, uma cidade envenenada por mercúrio.


Onde assistir: GloboPlay



20 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page